Cuidados com eletricidade é tema de palestra na Escola Municipal do Basílio

|
Na tarde de 12 de novembro de 2013, a Companhia de Energia Elétrica da Bahia (COELBA) realizou palestra na Escola Municipal do Basílio, no Bairro Basílio, em Ilhéus (BA) sobre os riscos à integridade física pelo manuseio indevido com eletricidade.

Estiveram presentes a titular da 8ª Promotoria de Justiça de Ilhéus, Karina Cherubini,  a Secretária Municipal de Educação, Dra. Marlúcia Rocha, Diretora da Escola, prof. Tereza Cristina Fonseca Fontes e corpo docente, o Conselho Municipal de Educação, através da Prof. Isaura Fonseca Souza, e integrantes da 70ª Companhia Independente de Polícia Militar, através dos policiais Álvaro, Cledson e Vitor.  A palestra foi acompanhada por pais de alunos, pelo Vereador Raimundo e por Vandilson Gomes, ligado aos movimentos sociais.




O tema da palestra havia sido discutido em reunião no Ministério Público da Bahia, através da 8ª Promotoria de Justiça de Ilhéus, COELBA, Procuradoria Geral do Município de Ilhéus, Secretaria Municipal de Educação e Conselho Municipal de Educação, como forma de diminuir riscos aos alunos da escola e moradores das adjacências, diante da proximidade de uma torre de transmissão de energia elétrica.

A torre foi construída em 1962 e ao seu redor não poderiam existir construções, em um raio de trinta metros. Entretanto,  dentro da área de servidão foi construído o Centro Comunitário do Basílio, que atualmente é ocupado pela Escola Municipal do Basílio.A COELBA indicou, como solução,  a substituição da torre, que tem padrão rural,  por outra,  de padrão urbano, por exigir menor área de servidão. Entretanto, a troca está prevista para 2014, pois depende de obras em outras áreas da cidade.






Outras palestras poderão ser realizadas pela COELBA na rede pública municipal de ensino de Ilhéus, para ampliar o conhecimento da comunidade sobre os riscos de instalações desautorizadas de energia elétrica (gatos), contato com fiação exposta, acesso a equipamentos como postes e transformadores sem proteção, entre outros.

0 comentários:

Postar um comentário